Encíclica: Uma encíclica é uma carta oficial do Papa endereçada aos bispos e fiéis da Igreja Católica e, por extensão, a todos os interessados. Elas abordam questões doutrinárias, morais, sociais, pastorais ou ecumênicas. As encíclicas têm autoridade doutrinária e são consideradas uma forma importante de ensino papal.
Exortação Apostólica: Uma exortação apostólica é um documento emitido pelo Papa com o objetivo de oferecer orientação pastoral e incentivar a ação em áreas específicas da vida da Igreja ou do mundo. As exortações apostólicas podem tratar de temas pastorais, eclesiais, sociais ou espirituais, oferendas e diretrizes práticas.
Constituição Apostólica: Uma constituição apostólica é um documento de maior autoridade e importância. Elas são usadas para tratar de assuntos importantes na vida da Igreja, como a organização e governança da Igreja, a criação de dioceses ou a nomeação de bispos. Constituições apostólicas podem ser promulgadas em relação a toda a Igreja ou a uma região específica.
Carta Apostólica: Uma carta apostólica é um documento papal que pode ter várias finalidades, como anunciar um evento especial, reconhecer uma pessoa ou instituição, expressar apoio ou aceitação, ou emitir diretrizes específicas. Elas podem ter um alcance limitado e não requerem necessariamente autoridade doutrinária.
Motu Proprio: Motu Proprio é uma expressão latina que significa "por iniciativa própria". Um documento Motu Proprio é uma carta do Papa em que ele toma uma ação pessoal ou emite uma instrução sobre uma questão específica. Geralmente, eles têm autoridade jurídica e administrativa, tratando de assuntos internos da Igreja.
Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de documentos papais mais comuns. Cada um deles desempenha um papel importante na comunicação do ensino, orientação e ação papal, de acordo com a autoridade e a finalidade específica de cada documento.