NOSSA MISSÃO : A EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS

 

A missão da Igreja é essencialmente comunicar o Evangelho a todos os povos, nos seus mais variados contextos e situações, para que se abram à fé e vivam de acordo com os valores do Reino de Deus. A comunicação do Evangelho acontece, antes de tudo, através de palavras, gestos e atitude de cada discípulo de Jesus Cristo. Não existe outra pregação mais forte do que o próprio testemunho. Mas em vista de maior eficiência na propagação da mensagem de Jesus Cristo, a Igreja não deve descartar o uso dos mais variados instrumentos técnicos disponíveis em nosso tempo.

A Igreja com o Concílio Ecumênico Vaticano II, através do decreto “Inter mirifica”, manifestou a sua convicção sobre a importância do uso dos meios de comunicação social e das tecnologias a serviço da evangelização. Abrindo o documento, afirma o decreto que, dentre as maravilhas do gênio humano, está a comunicação! O uso dos meios de comunicação através das tecnologias “contribuem eficazmente para recriar e cultivar os espíritos e para programar propagar e afirmar o Reino de Deus” (IM,2).
O interesse da Igreja pela comunicação social e, hoje através da internet, usando as mais variadas redes sociais e ferramentas digitais, é a promoção da evangelização. O Papa São João Paulo II afirmou que o primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações que está unificando a humanidade e transformando-a numa “aldeia global» (cf. Redemptoris Missio,37). No contexto do envio missionário dos doze encontramos uma séria recomendação de Jesus aos seus discípulos dizendo:“o que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados” (Mt 10,27). Os discípulos de Jesus foram convocados a serem honestos, claros, explícitos, autênticos e audaciosos no anúncio do Evangelho. Proclamar sobre os telhados o que Jesus disse, significa também assumir a coragem de fazer ecoar suas palavras com a maior visibilidade e alcance possível. Isso combina com a recomendação do ser Sal da terra e Luz do mundo. Temos ao nosso alcance, hoje, muitos meios disponíveis para cumprir esse desejo de Jesus.

Muito significativa são as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo afirmando: “rogo a você diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de vir para julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e por seu Reino: proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina. Pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a doutrina; pelo contrário, com o comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer” (2Tm 2,2-3).  

A missão da Igreja é evangelizar, comunicar a Palavra de Deus no espaço e no tempo. Como caminho de anúncio, ela precisa usar todos os meios que possibilitem que essa Palavra chegue aos destinatários. Significa que podemos falar de uma evangelização digital, tendo na virtualidade da internet uma ferramenta importante para que essa missão seja cumprida com maior propriedade.

Existem também grandes riscos, que podem prejudicar a integridade da proclamação da Palavra de Deus. Há uma avalanche de notícias falsas, sem fundamento e de origens suspeitas. No campo virtual, o anúncio do Evangelho também pode sofrer deterioração. Mas tudo depende da integridade de quem faz acontece o processo do anúncio, mirando Jesus Cristo na sua verdadeira identidade.

A Igreja ainda está engatinhando em relação ao uso da inclusão digital na evangelização. Falta profissional bem preparado e consciente do valor desse possante instrumento de comunicação. O investimento na capacitação em inteligência de dados, para criar variadas ferramentas, continua deficitário. Não existe até então uma consciência clara da Igreja sobre as vantagens dessa inclusão.

Mesmo assim, há aqui e acolá, esforços para dinamizar a emissão dos princípios cristãos através dos e-mails, blogs, twitter, facebook, instagram etc., dando possibilidade aos internautas a interatividade, com atualizações imediatas, e troca de experiências. É o mundo da rapidez, que exige muito profissionalismo para não perder as oportunidades pontuais num anúncio com eficiência.

O Papa São João Paulo II já falava que “o desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação”. Realmente é uma das ferramentas que tem sido usada pelas Igrejas particulares, contribuindo muito para a evangelização dos diversos ambientes.

Fernando Vanini de Maria.

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