JESUS TAMBÉM É YAHWEH?

 


Será que Jesus também é Yahweh?, Será que cada uma das pessoas da Santíssima Trindade é Yahweh, tanto o Pai como o Filho, assim como o Espírito Santo. Ou será que apenas Deus Pai, a primeira Pessoa da Santíssima Trindade, é Iahweh. Aqui está a resposta. 

O Significado de Yahweh.

Iahweh é o      nome próprio de Deus      no Antigo Testamento, porque assim se identificou perante Moisés na teofania da sarça ardente:

Naquela época Deus deu ao homem o único nome que poderia definir alguma forma: Iahweh, que na língua hebraica pode ser traduzido como "Eu sou o que sou", "Eu sou o que é" ou "Eu sou existindo", como foi traduzido Pelos tradutores da Septuaginta:     ego eimi ho on. Deus, por ser quem é, é o único específico existente no sentido de que não é contingente, o que significa que não precisa de nada nem de ninguém para existir, como se as criaturas ou fizessem. Por não ser contingente, Deus não foi criado por ninguém, mas é o criador, o princípio e o fim de todas as coisas. 

A este respeito, o Catecismo da Igreja Católica ensina: 

"    Ao revelar seu misterioso nome de YHWH   ," Eu sou quem é "ou" Eu sou quem eu sou "ou também" Eu sou quem eu sou ",     Deus diz quem ele é     e por que nome ele deve ser chamado   . Este Nome Divino é misterioso como Deus é Mistério, é tanto um nome revelado como resistência a tomar um nome próprio, e por isso mesmo expresso melhor Deus como o que é, infinitamente acima de tudo o que podemos entender ou dizer .: ele é o "Deus oculto "(Is 45,15), seu nome é inefável, e ele é o Deus que se aproxima dos homens. 


Como se pode ver, a pergunta já está implicitamente respondida aqui, visto que o Catecismo ensina que Iahweh é o nome próprio de Deus, não apenas de Deus Pai. E se como católicos professamos a doutrina da Trindade: que só há um Deus nas Três Pessoas Divinas: Pai, Filho e Espírito Santo, é natural que cada um se identifique com o nome de Yahweh.

Negar isso inequivocamente leva a duas opções: a) Arianismo, ou b) uma contradição com o que as Sagradas Escrituras ensinam.

  1. Quem pensa que só o Pai é Yahweh cai no arianismo, pensando que só Iahweh é Deus, mas nem o Filho nem o Espírito Santo o são. Essa posição foi unanimemente rejeitada pela Igreja primitiva, bem como por todos no Pais da Igreja, e é o que seitas como Testemunhas de Jeová professam hoje. Veja a este respeito:    A doutrina da Trindade na Igreja Primitiva e os Pais da Igreja.
  2. Quem afirma que só o Pai pode se identificar com Yahweh contradiz como Sagradas Escrituras e ao mesmo tempo afirma que professa a doutrina da Santíssima Trindade. Vamos ver porque:

Só Yahweh cria

Deus criador

A Escritura o ensina quando afirma: 

Assim diz Iahweh, o seu redentor, aquele que o formou do seio. Eu, Yahweh, fiz tudo, eu, sozinho,    estendi os céus, estabeleci a terra,    sem qualquer ajuda . "  (Isaías 44:24)

Outros textos são Apocalipse 4,11; Hebreus 3,4; Salmo 89,12; 33,6.

As Sagradas Escrituras também ensinam que Deus fez tudo para si: 

“Todas as coisas que o Senhor fez    para sua glória ”    (Provérbios 16,4)

Se Yahweh fez tudo "   sozinho ", "   sem ajuda ", e fez por si mesmo, não seria explicado como Jesus não poderia ser Iahweh também, quando o Evangelho de João começa dizendo que    "    tudo foi feito por ela    [O Verbo se fez Carne = Jesus] e    sem ela nada se fez    de tudo o que existe ”  (Jo 1,3). 

Note que quando o Evangelho de João enfatiza que “   sem ele nada do que existe foi feito ” está dizendo que tudo o que pode ser rotulado como “fato” também foi criado pela Palavra (Jesus).

Abundam também como reflexões dos Padres da Igreja sobre a passagem do Gênesis onde Javé cria o homem (Gênesis 1,26): "   Façamos o homem à nossa imagem e semelhança ", que, conjugada no plural, revelação implicitamente do diálogo entre as Pessoas da Santíssima Trindade. Veja a este respeito:

“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, reflexões dos Padres da Igreja

Portanto, quem afirma que só o Pai é Yahweh, consequentemente afirma que só o Pai é o criador, sem o Filho e sem o Espírito Santo. E se ele afirma o primeiro e finge afirmar o segundo, ele se contradiz.

Só Yahweh é adorado

Também é claramente ensinado pelas Sagradas Escrituras: 

“   Eu, Iahweh, sou o teu Deus , que te tirou da terra do Egito, da casa da escravidão. Não haverá outros deuses antes de mim . "(Êxodo 20,2-3) 

"   Assim diz o Senhor,    rei de Israel, e seu redentor, o Senhor Sebaot:    Eu sou o primeiro e o último; fora de mim não há deus ." (Isaías 44.6)

"   Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus ," Aquele que é, que foi e que há de vir, "o Todo-Poderoso". (Apocalipse 1.8)

Portanto, se apenas Iahweh deveria ser adorado e ninguém mais para Dele, no caso de não ser o Filho e o Espírito Santo, Iahweh não deveria ser adorado por eles, então novamente aqueles que afirmam que Deus Pai só podem ser identificados com Yahveh.

Só Yahweh salva e o juiz da humanidade

As Sagradas Escrituras também ensinam que somente Iahweh é o único e verdadeiro Salvador: 

"Eu,    eu sou o Senhor, e além de mim não há salvador ." (Isaías 43.11)

No Antigo Testamento, ainda é profetizado que tanto o julgamento quanto a serão feitos por Iahweh em pessoa: 

"Ele disse:" Verdadeiramente eles são meu povo, crianças que não enganarão. "E ele    era seu Salvador    em todos os seus problemas.  Ele não era nem mensageiro nem anjo: ele mesmo os libertou . Por amor e compaixão, ele os resgatou: ele os ergueu e os carregou todos os dias desde sempre." (Isaías 63, 8-9)

Esta ideia, que se repete em todo o Antigo Testamento (Salmo 50,1-6; 96,11-13; 98,9; Zacarias 14,5) no Novo Testamento é consumada em Jesus Cristo, como Salvador da humanidade: 

“Ela expõe à luz um filho, e você o   chamará de Jesus, porque    ele salvará o seu povo dos pecados deles .” (Mateus 1:21) 

"Hoje, na cidade de David,   um salvador nasceu para você    , que é Cristo o Senhor ;" (Lucas 2,11) 

"Porque Deus não adicionou seu filho ao mundo para o mundo julgar, mas    para que o mundo salvo fosse por ele ." (João 3,17) 

"E isso já se manifestou com a Manifestação de    nosso Salvador Jesus Cristo , que destruiu a morte e fez irradiar a vida e a imortalidade pelo Evangelho" (1 Timóteo 1,10)

Da mesma forma, é ele quem o Novo Testamento identifica como aquele que deve julgar o mundo: 

“'   Quando o filho do homem vier    em sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, então    ele se assentará em seu trono de glória . Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele as    separará umas das outras , como um pastor separa ovelhas de cabritos. "(Mateus 25,31-32)

O Filho de Deus se identifica com Yahweh

Da mesma forma, os textos da Sagrada Escritura abundam onde Jesus é identificado com Iahweh. Por exemplo, discutir com os isolamento se identificou tão claramente que nós tentaram apedrejá-lo: 

"Jesus respondeu-lhes:" Em verdade, em verdade vos digo:    antes que Abraão existisse, eu sou . "  Então eles pegaram pedras para atirar nele ; mas Jesus se escondeu e saiu do Templo." (João 8,52-59)

Também são considerados os títulos que no Antigo Testamento são identificados por Iahweh em Isaías 44,6: 

“Quando o vi, caí a seus pés como morto. Pôs-me a mão direita dizendo: «Não temas,    sou Eu, o Primeiro e o Último, que vivo; Eu estava morto, mas agora estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da Morte e do Hades. "(Apocalipse 1,17-18) 

"Para o Anjo da Igreja de Esmirna, escreva:    Aqui diz o Primeiro e o Último, aquele estava morto e reviveu ." (Apocalipse 1.8) 

“   Eu sou o Alfa e o Omega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim . Bem-aventurados aqueles que lavam suas roupas, para que se livrassem da Árvore da Vida e entrar na Cidade pelos portões. Fora com os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam mentiras! "  Eu, Jesus , enviei meu anjo para dar testemunho a respeito das igrejas.  Eu sou o Renovo e descendente de Davi, a radiante Estrela da alva .» "(Apocalipse 22: 13-16)

O Espírito Santo também é identificado com Yahweh

Existem passagens no Novo Testamento onde o Espírito Santo é identificado com quem o Antigo Testamento é identificado como Iahweh. Por exemplo, quando São Paulo menciona palavras faladas por Yahweh ao povo em Isaías 6,8-10, mas atribuídas pelo Espírito Santo: 


O mesmo faz o autor da epístola aos Hebreus: 

“Por isso,    como diz o Espírito Santo : Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações como na Querella, o dia da provocação no deserto, onde vossos pais me provocaram e me puseram à prova, até depois de ter visto minhas obras = por quarenta anos. É por isso que me irritei com aquela geração e disse: Eles sempre estão errados em seus corações; eles não conheciam meus caminhos. É por isso que jurei na minha raiva: Eles não vão entrar no meu descanso! ”(Hebreus 3,7-11)

Em resumo…

Certamente existem textos que se caracterizam a Deus Pai como Iahweh, assim como existem textos no Novo Testamento onde Deus é identificado com a Pessoa do Pai. Não há problema nisso, mas em entendê-los com a lógica protestante (aut aut) assumindo que só o Pai é Iahweh, e não com a lógica católica (et et) em que se pode afirmar que o Pai é Iahweh, sem pois isso nega que seu Filho ou o Espírito Santo existam.


FONTE: JOSÉ MIGUEL ARRAIZ https://www.infocatolica.com/blog/apologeticamundo.php/1610040804-ies-jesus-tambien-yahveh

Fernando vanini de maria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

"A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria"