PERSEVERAR NA ESPERANÇA

 A catequese de hoje referência-se uma virtude importantíssima, sem a qual não é possível chegar à santidade. Trata-se da  hypomoné (ὑπομονή), que se costuma traduzir por “paciência”, embora signifique também “perseverança”. O verbo do qual a palavra deriva,  hipoméno (ὑπομένω), DESIGNA em SENTIDO  etimológico uma Ação de “suportar” ou, mais literalmente, “Permanecer” (Indicado Pelo tema μένω) “em baixo” de algo (Conforme o prefixo ὑπό).

Sem sentido  espiritual em que costuma ser empregada no Novo Testamento,  hypomoné denota a constância interior de quem, apesar dos pesares, se mantém fiel a Cristo e à vida de piedade, à semelhança daqueles que “ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm -na e dão fruto pela perseverança (ἐν ὑπομονῇ) ”( Lc 8,15 ).

Embora não a nomeie explicitamente, Jesus se refere ao conteúdo desta virtude ao repreender a encerrada de Marta de Betânia: “Marta, Marta, andas muito  inquieta e te preocupas com muitas coisas” ( Lc 10, 41). Essa inquietação não é senão falta de  hypomoné , ou seja, perfeita perfeita  orientação interior a Deus que torna a alma já adiantada espiritualmente resistente às paixões desordenadas e constante no seguimento de Cristo, pois quem perseverar até o fim (ὁ δὲ ὑπομείνας εἰς τέλος), diz o Senhor, será salvo (cf.  Mt ).

A  hypomoné é também a porta de entrada para as  quartas moradas de que fala S. Teresa d'Ávila em seu  Castelo Interior . É ela que marca, portanto, uma passagem da vida espiritual incipiente para o progresso efetivo na santidade. Trata-se de um  ponto de inflexão no crescimento da alma, a partir do qual ela começa a atuar, de modo habitual e orgânico, os dons do Espírito Santo, conferindo às suas operações uma modalidade divina.


A alma Que se Encontra Nesta etapa, Por conseguinte, JA Superou como  Primeiras  Moradas (Consistentes na simples posse do Estado de graça e na Luta contra o pecado mortal,), como  Segundas (caracterizadas pela Vida de Oração íntima EA LUTA Pecados OS contra veniais) e, obviamente, como  terceiras (marcadas pela luta ascética, mediante as virtudes morais adquiridas e infusas, contra as imperfeições e as desordens mais sutis).

A necessidade da  hypomoné se deve a que, a partir das quartas moradas, o combate espiritual pela santidade se intensifica e requer, por isso mesmo, uma cooperação mais próxima do Espírito Santo. Deste momento em diante, a alma será provada cada vez mais e só poderá vencer se receber de Deus esta  paciência e constância divina , que tudo suporte por amor a Ele.

Com efeito, se quanto mais a alma progride, tanto mais ama e deseja ver a Deus, é óbvio que lhe será preciso ter uma paciência  sobrenatural a fim de superar poder os objetivos que a impedem de alcançar o que deseja, porquanto Deus é um  bem árduo , que só se deixa conquistar pelos que o arrebatam à força e com santa violência (cf.  Mt Mt 11, 12).

Que Ele se digne conceder-nos esta santa paciência, para que possamos carregar as cruzes do dia-a-dia e as mortificações involuntárias com que a sua divina Providência nos quiser purificar e provar na perseverança.

Fernando Vanini de Maria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

"A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria"