O ESPÍRITO SANTO COMO DOM DE DEUS.

 











Ensina o Catecismo da Igreja Católica que “o Amor é o primeiro dom. Ele contém todos os demais ”(cf. CIC 733). São João ensina que “Deus é Amor” (cf. 1Jo 4,8.16). Por isso Deus entregou-Se em sacrifício na Cruz por nós na pessoa de Jesus Cristo, ato do Seu  extremo amor por nós ( cf Jo  15,13;  Mt  26,26-28). O Deus que venceu a Morte é o mesmo que nos insere na Vida. Por esta razão o Espírito Santo é prometido para santificar e curar os fiéis de seus pecados e machos. Sobre isso ensina o Catecismo: “Pelo fato de estarmos mortos, ou, pelo menos, feridos pelo pecado, o primeiro efeito do dom do Amor é a remissão de nossos pecados. É um comunhão do Espírito            Santo (2Cor 13,13) que, na Igreja, restitui aos batizados a semelhança divina perdida pelo pecado. [...] É por este poder do Espírito que os filhos de Deus podem dar fruto. ” (2) A Igreja ensina que o Espírito Santo também é dom dado aos fiéis para que estes  dêem  frutos que são "caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança" ( Gl  5,22-23). Muita gente confunde os frutos do Espírito Santo com os dons do Espírito Santo. “Os dons do Espírito Santo são permanentes que tornam o homem dócil para seguir as inspirações divinas. [...] Os frutos         do Espírito Santo são perfeições plasmadas em nós como primícias da glória eterna. ” (3) .  

Os Dons do Espírito Santo 

 Desde o AT o Senhor anunciava pela boca de seus santos profetas o advento do Espírito Santo. Por exemplo, disse o Profeta Ezequiel: “Porei em vós o meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,6   ). A vida que recebemos através do Espírito Santo não foi merecida por nós, mas é puro presente de Deus, e por isso mesmo é chamado de dom. Quantos e quais são estes dons? A primeira pista que Deus nos deu bela boca do Profeta Isaías: "Um renovo sair veioá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito  de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor.  (Sua alegria           se encontrar no temor ao Senhor.)  Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer "  Is  11, 1-3).  Por isso a Igreja ensina que são sete os dons do Espírito Santo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus 4) Entretanto encontramos o seguinte ensino de S. Paulo aos     coríntios: "A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância. Sabeis que, quando éreis pagãos, vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos. Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode    dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.  A um é dada pelo Espírito uma palavra de  sabedoria outro, uma palavra de  ciência , por esse mesmo Espírito; a outro,  a fé , pelo mesmo Espírito; a outro,  a graça de curar as doenças , no mesmo Espírito; a outro,  o dom de milagres a outro,  a profecia discernimento        ; um outro, o  dos espíritos ; a outro,  a variedade de línguas ; a outro, por fim,  interpretação das línguas.  Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz "(1Cor 12,1-11). Pode-se observar que existe uma diferença notável entre o que diz São Paulo e o que diz o Profeta Isaías sobre os  dons do Espírito Santo. Porém, estaríamos  cometendo um grave erro se achássemos que estes dois servos de Deus estão em contradição. Aliás, lembre-se de lembrar que a Escritura não se contradiz,  pois é Palavra de Deus. Esta  aparente contradição se resolver pelo fato de que cada um está          falando sobre dons de categorias diferentes. A Igreja ensina que os dons ou graças do Espírito Santo se dividem em:  

a) graça santificante ou habitual : “A graça santificante é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural para aperfeiçoar a própria alma e torná-la capaz de viver com Deus, agir por seu amor” (5) Este tipo de graça trata-se da “vida infundida pelo Espírito Santo em nossa alma, para curá-la do pecado e santificá-la” e é “convidada no Batismo” (6) .     

b) graça atual:  designa “as intervenções divinas, quer na origem da  conversão, quer no decorrer da obra da santificação” (Ibidem). A conversão de S. Paulo que se deu no caminho para Damasco por intervenção de Cristo é um exemplo deste tipo de graça (cf. At 9,1-8).   

c) graça sacramental:  são “dons que o Espírito nos concede, para nos sociar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, uma Igreja.” São “os dons    próprios dos diferentes sacramentos” (7) . 

d) graça especial ou carisma:  As “graças especiais, chamadas também 'carismas', segundo a palavra grega empregada por S. Paulo e que significa favor, dom livre, benefício. Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os    carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja. Entre as graças especiais, convém mencionar as graças de estado, que acompanham o exercício das responsabilidades da vida cristã e dos ministérios no seio da Igreja”(8). Agora ficou simples resolver a aparente divergência entre o Profeta Isaías e o Apóstolo Paulo. O primeiro está tratando dos dons que diz respeito à graça santificante ou habitual, aquele que recebemos no batismo e nos demais sacramentos. O segundo refere-se aos dons carismáticos que dizem respeito à graça especial, também chamada graça pessoal.     

  

(2)  cf. Catecismo da Igreja Católica (CIC) paragrafos 734-736. 

 (3)  cf. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica n. 389-390; CIC 1832. 

(4) cf. CIC 1831. 

(5)  cf. CIC n. 2000. 

(6)  Ibidem n. 1999. 

(7)  Ibidem n. 2003 

(8)  Ibidem n. 2003-2004. 


Fernando vanini de maria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

"A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria"