INTRODUÇÃO SOBRE TEOCENTRISMO.


 Dá-se o nome de teocentrismo à doutrina que coloca Deus como diretor absoluto de todos os acontecimentos do universo. Segundo o teocentrismo, aquilo que acontece no mundo, incluindo as ações dos seres humanos, depende de Deus.Os teocentristas explicam a realidade a partir da vontade divina: tudo se deve a Deus. A ciência, neste âmbito, fica em segundo plano tendo em conta que qualquer fenômeno, por menor ou insignificante que seja, é regido em última instância pela divindade. Durante muitos séculos, o teocentrismo foi a doutrina predominante. Desde o começo da era cristã até ao início do Renascimento, as diversas correntes filosóficas tinham tendência a situar Deus no centro da cena. O panorama passou a mudar a partir do Renascimento, quando se colocou o ser humano como protagonista central do universo.

A partir do século XV, a maior parte das correntes do pensamento deixaram de reconhecer Deus como a única causa de tudo aquilo que acontece no universo, passando a ser considerado, só em alguns casos, como sendo mais um de vários factores.
Posto isto, passou-se do teocentrismo para o antropocentrismo, que considera as pessoas como centro dos acontecimentos.

O antropocentrismo pensa a realidade a partir dos interesses e das condições dos seres humanos, ao contrário do teocentrismo, que o faz a partir da presença de Deus.Entre o teocentrismo e o antropocentrismo encontra-se o biocentrismo, que tem todos os seres vivos como eixo para além do ser humano.

A IDADE MÉDIA

É um período histórico que vai do século V ao século XV. Esse período é denominado teocêntrico. Pois, todas a ideias e instituições são organizadas a partir da concepção de que “deus é o centro de tudo”

SANTO AGOSTINHO


Sannto Agostinho (354-430) foi um dos principais responsáveis por aproximar a filosofia do cristianismo, reinterpretando as ideias de Platão a partir da doutrina cristã.

Agostinho entendia que a filosofia poderia ser uma poderosa ferramenta para demonstrar a racionalidade das verdades reveladas pela fé .Santo Agostinho ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão. Nesta última cidade teve contato com o neoplatonismo cristão. 

Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes. Em “A Cidade de Deus”, Santo Agostinho combate às heresias e a paganismo. Na obra “Confissões” fez uma descrição de sua vida antes da conversão ao cristianismo.

Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as ideias eram de origem divina. 

Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus. 

As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média. Morreu em 28 de agosto (dia suposto) de 420, durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África. Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros. Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte. 

DUALISMO

  •       Agostinho está de acordo com a teoria dualista de Platão.
  • Agostinho considera que o dualismo platônico está de acordo com os dogmas cristãos.
  •  Agostinho pretende explicar que fé e razão não são pólos distintos.

“Somos compostos de duas partes, isto é, de alma e corpo, das quais a primeira parte — a alma — é melhor, e a pior parte é o corpo” (AGOSTINHO, Solilóquios).

Fernando Vanini de Maria

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