RESUMO SOBRE A DOUTRINA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

 












Como entender a Trindade. 

Como entender este mistério de que só existe uma natureza Divina em três pessoas diferentes? Eu sumaria as explicações que os teólogos deram para facilitar nossa compreensão desse dogma da fé. 

A doutrina da Trindade ensina que só existe um Deus, mas em três Pessoas divinas que têm a mesma natureza. 

As "   natureza  " e "   pessoa  " não são chamados aqui no sentido comum dos termos, mas de acordo com a linguagem filosófica, que é mais precisa. 
A natureza ou essência dos seres é o que torna as coisas do que são; o princípio que os capacita a agir como tal (por exemplo, a natureza do homem é ser um animal racional composto de alma e corpo), A pessoa, por outro lado, é o sujeito que idade (por exemplo, um homem específico com um nome: Pedro Pérez, que idade segundo a sua natureza: pensa, quer, trabalha, etc.). Assim, é claro que em cada homem existe apenas uma natureza e uma pessoa. Em Deus, porém, não é assim: uma única Natureza sustenta uma Trindade de Pessoas. 
Por isso, é impossível para a inteligência humana compreender o mistério da Santíssima Trindade. O esforço racional dos teólogos (entre os quais temos de Santo Tomás de Aquino) consolidá-lo da seguinte maneira: 
Como as três pessoas divinas não se distinguem nem por sua natureza, nem por suas perfeições, nem por suas obras externas, elas são distinguidos apenas por sua origem. Eles não se distinguem por suas obras externas, já que todos os três têm a mesma Onipotência, o que quer que um atue com relação à criatura, os outros dois o fazem. 
Eles não se distinguem por sua natureza porque têm uma natureza em comum, a natureza divina. Portanto, não existem três deuses, mas um Deus. 
Eles não são distinguidos por suas perfeições, porque estes são identificados com a natureza divina. Assim, nenhuma das três Pessoas é mais sábia ou mais poderosa, mas todas têm infinita sabedoria e poder; nenhum é anterior ao outro, mas todos são igualmente eternos. Eles se distinguem apenas pela sua origem, porque o Pai não vem de nenhuma pessoa; o Filho é gerado pelo Pai; e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. É isso que evita que uma pessoa se confunda com as outras. Ricardo Sada Fernández em seu estudo de La Trinidad explica isso para nós de uma forma muito didática: Primeiro, vamos considerar Deus o Pai. Este último, com sua infinita sabedoria, conhecendo a si mesmo, formula um pensamento de si mesmo. Freqüentemente fazemos algo semelhante quando pensamos em nós mesmos e formamos um conceito sobre nós mesmos, isto é, "o que somos para nós mesmos". No entanto, há uma grande diferença entre nosso próprio conhecimento e o de Deus sobre Si mesmo. Nosso próprio conhecimento é imperfeito, incompleto ("ninguém é um bom juiz por sua própria causa"). 
E mesmo que nos conhecêssemos perfeitamente, isto é, se o nosso conceito sobre o eu fosse uma reprodução muito clara de nós mesmos, seria apenas um pensamento que não sairia de nós, sem existência independente, sem vida própria. próprio. 
Quando se trata de Deus, como as coisas são muito diferentes. Seu pensamento sobre si mesmo é muito perfeito: engloba completamente todos e cada um dos aspectos de sua infinidade. Mas um pensamento mais perfeito, para que realmente seja, deve ter existência própria (se pode desaparecer, faltaria essa perfeição). Seu pensamento é tão infinitamente completo e perfeito que ele o reproduziu com sua existência existência. A imagem que Deus vê de si mesmo, uma palavra silenciosa com um Ele se expressa eternamente, deve ter uma existência própria distinta. Chamamos este pensamento vivo em que Deus se expressa perfeitamente Deus o Filho. Deus Pai é Deus conhecendo a Si mesmo; Deus o Filho é a expressão do conhecimento que Deus tem de Si mesmo. Portanto, além disso, como esta geração é intelectual, é chamada de "Verbo", ou seja, "Palavra". Deus o Filho é a "Palavra interior" que Deus o Pai pronuncia quando sua infinita sabedoria conhece sua infinita essência. 
Agora, Deus Pai (Deus conhecendo a si mesmo) e Deus Filho (Deus conhecendo a si mesmo) contemplam a natureza que ambos têm em comum.  Quando se vêem (estamos falando, é claro, de uma forma humana), contemplam nessa natureza o belo e o bom em um grau infinito. E como o belo e o bom determinado amor, a vontade divina leva ambas como Pessoa a um ato de amor infinito, de uma à outra. Visto que o amor de Deus por si mesmo, como o conhecimento de Deus de si mesmo, são da mesma natureza divina, deve ser um amor vivo. Este amor infinitamente perfeito e infinitamente intenso que emana eternamente do Pai e do Filho é o que chamamos do Espírito Santo "procedente do Pai e do Filho". É a terceira pessoa da Santíssima Trindade. 
Cristo é Deus.

A Trindade

É muito importante aprofundar este ponto, pois uma das bases da fé cristã e da Doutrina Trinitária: Cristo, a segunda pessoa da Trindade, é também Deus e consubstancial com Deus Pai. 

Alguns textos bíblicos: 

 « João 20,27-28  »    Mas do Filho: Teu trono, ó Deus! Para todo o sempre; e: O cetro de sua realeza, cetro de justiça. = ”Hebreus 1,8  “ E novamente ao introduzir o seu Primogênito ao mundo, ele diz: =   E todos os anjos de Deus o adoram

  “Tudo isso aconteceu para cumprir o oráculo do Senhor através do profeta: Vede que a virgem conceberá e exposto à luz um filho, e o chamarão de Emanuel, que traduzido significa:“    Deus conosco  . » ”Mateus 1, 22-23 

" Porque uma criança nos nasceu, um filho nos foi dado.  O senhor não terá sobre seus ombros, e seu nome será «Maravilha do Conselheiro», «    Deus Forte  », «Sempre Pai», «Príncipe da Paz »“Isaías 9,5 

“Depois Diz Ao Tomás:« Põe o dedo Aqui e Olha para As minhas Mãos;

 .  = “Hebreus 1,6 

. Verdadeiro Estamos no Verdadeiro,  . em Seu Filho Jesus Cristo Este É O Verdadeiro Deus e a Vida eterna. "1 João 5,20 

“ Porque , e você atinge a plenitude nele, que é o chefe de todo o Principado e de todo o Poder; "Colossenses 2.9

Cristo compartilha a glória do Pai:


Mas Jesus nos ensina que ele compartilhou a glória com o Pai antes da fundação do mundo 

"Agora,    Pai, glorifica-me tu, junto contigo, com a glória que eu tinha ao teu lado antes que o mundo  existisse." John 17.5

Cristo usa títulos que só Deus possui: 

"Assim diz Iahweh o rei de Israel, e seu redentor, Iahweh Sebaot:    " Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há deus  . "Isaías 44.6 

 "    Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus  , "Aquele que é, que foi e que há de vir," o Todo-Poderoso ". Apocalipse 1,8 

“ Quando o vi, caí a seus pés como Pôs-me a mão direita dizendo: «Não temas,   

Isto diz = o Primeiro e o Último, = aquele que estava morto e reviveu  . "  Apocalipse 1.8 

“   , uma radiante Estrela da manhã. »  ” Apocalipse 22: 13-16  . Bem-aventurados aqueles que lavam suas roupas, para que se livrassem da Árvore da Vida e entrar na Cidade pelos portões. Fora com os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam mentiras! "  Eu, Jesus , enviei meu anjo para dar testemunho a respeito das igrejas . 

Deus seja o Senhor dos Senhores, Cristo é o Senhor dos Senhores 

“Porque Yahweh teu Deus é o Deus dos deuses    e o Senhor dos senhores, o grande, poderoso e terrível Deus  , que não faz acepção de pessoas nem admite suborno” Deuteronômio 10,17 

 “Dai graças ao Deus dos deuses, seu pelo amor é eterno ; dê graças ao Senhor dos senhores  , porque o seu amor é eterno. "Salmo 136,2-3 

“ Estes farão guerra ao Cordeiro,    mas o Cordeiro, como é = Senhor dos senhores e Rei dos reis  , = os conquistará em união com os seus, os chamados e escolhidos e fiéis. »  ” Apocalipse 17, 14

 Ele tem um nome escrito em seu manto e em sua coxa: =    Rei dos reis e Senhor dos senhores  . = Apocalipse 19,16

Cristo é todo poderoso 

“18 Então os vista se esforçaram mais para matá-lo, porque ele não só violava o sábado, mas chamava a Deus de seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. 19 Jesus, então, tomando a palavra, disse-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: o Filho não pode fazer nada por si, mesmo exceto o que vê o Pai fazer: o    que ele faz, o mesmo também o faz . . 20 Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que ele faz. E ele vai te mostrar obras ainda maiores do que essas, de forma que você vai se surpreender. 21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele deseja. 22 Porque o Pai não julga a ninguém; mas ele entregou todo o julgamento ao Filho, 23 para que todos honrem o Filho como honram o Pai.Quem não honra o Filho não honra o Pai que o agregou ”João 5,18-23

Cristo, pois Deus tudo sabe: 

«Para que os seus corações sejam consolados, unidos na caridade, e alcancem em toda a sua riqueza a perfeita inteligência e do conhecimento de Deus,    de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência  ». Colossenses 2,2-3 

“    Agora sabemos que você sabe tudo  e não precisa que ninguém pergunte. Por isso cremos que vieste de Deus. "" João 16:30 

"Disse-lhe pela terceira vez:" Simão de João, amas-me? "Pedro entristeceu-se por ter perguntado pela terceira vez:" Você me ama? "E disse-lhe:    « Senhor, tu sabes tudo  ; você sabe que eu te quero. "  Jesus diz a ele:" Apascenta minhas ovelhas "João 21:17

Deus é o único verdadeiro salvador 

"Eu, eu    sou o Senhor, e além de mim não há salvador  ." Isaías 43.11 

“Ela eleve à luz um filho, e tu lhe darás o nome de    Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles  .” ”Mateus 1.21 

“    Hoje te nasceu um salvador, na cidade de Davi, que é o Senhor Cristo  ; "Lucas 2,11 

" Porque Deus não adicionou seu filho ao mundo para o mundo julgar o mundo,    "Ele disse:" Verdadeiramente eles são meu povo, crianças que não enganarão.  mas para que o mundo fosse salvo por ele E ele era seu Salvador em todos os seus problemas. Ele não era nem mensageiro nem anjo: ele mesmo os libertou.  . “João 3,17 

 “e isso agora se manifestou com a Manifestação de    nosso Salvador Cristo Jesus  , que destruiu a morte e fez irradiar a vida e a imortalidade através do Evangelho” I Timóteo 1,10

Por amor e compaixão, ele os resgatou: ele os ergueu e os carregou todos os dias desde sempre. "Isaías 63,8-9

Só Deus é criador. 

Assim diz Iahweh, o seu redentor, aquele que o formou do seio. Eu, Iahweh, fiz tudo, eu, sozinho, estendi os céus  , estabeleci a terra,  sem qualquer ajuda  . "Isaías 44:24 

“ No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ela estava no começo com Deus.  Tudo foi feito por ela e sem ela nada do que existe foi feito  . "João 1,1- 2 

“   porque nele foram elevados todas as coisas, no céu e na terra  , o visível e o invisível, os tronos, os domínios, os principados, os poderes: tudo foi criado por ele e para ele”, Colossenses 1,16

Cristo também é Iahweh. 

“Moisés respondeu a Deus:« Se eu for aos israelitas e lhes disser: 'O Deus de vossos pais me adicionou a vós'; quando me perguntarem: "Qual é o seu nome?", o que você responde? »  Deus disse a Moisés:" Eu sou quem sou  . "  E acrescentou:« Assim direis aos israelitas: 'Eu sou', ele me adicionou a vós. » ”Êxodo 3,13-14 

“ Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse,  Eu sou. »   Então eles pegaram pedras para atirar nele; mas Jesus se escondeu e saiu do Templo. “João 8,52-59

Cristo é da mesma natureza (substância) do pai. 

Quem, sendo o resplendor de sua glória e a marca de sua substância, e aquele que tudo sustenta com sua palavra poderosa, depois de realizar a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas", Hebreus 1,3

Cristo é UM com o pai. 

“Se você me conhece, também conhecerá meu Pai; de agora em diante você o conhece e o tem visto. " Felipe lhe diz:" Senhor, mostra-nos o Pai e nos basta ". Jesus diz-lhe:« Faz tanto tempo que estou convosco e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o pai. Como se diz: "Mostra-nos o Pai"? Você não acredita que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a você, não as digo sozinho; o Pai que está em mim é quem faz as obras. Acredite em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim . Pelo menos, acredite nas obras. " João 14,7-11

Eu e o Pai somos um " João 10,30

Cristo sendo Deus se fez homem para nos salvar: 

“Tende entre vós os mesmos sentimentos de Cristo: o qual, sendo de condição divina, não conservou avidamente o seu ser igual a Deus . Em vez disso, ele se esvaziou ao assumir a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens e parecendo um homem; e ele se humilhou, obedecendo até a morte e morte na cruz . Pelo que Deus o exaltou e lhe deu o Nome, que está acima de todo nome. Para que em nome de Jesus = todo joelho se dobre = no céu, na terra e nas profundezas, = e toda língua confesse = que Cristo Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai ”. Filipenses 2,5-11

O Espírito Santo é verdadeiro Deus

A Trindade

A Bíblia identifica o Espírito Santo com Iahweh



ouvir bem, mas não vai entender, você vai ficar bem, s. = = Porque o coração deste povo se tornou opaco, eles endureceram os ouvidos e fechar os olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e entendam com os seus corações e se tornem, e eu os cure. = ”Atos 28, 25-27

“ Pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pasto, o rebanho da sua mão. Oh, se você ouvir a sua voz hoje !: “Não endureça o seu coração como em Meribah, como o dia de Massá no deserto, onde seus pais me colocaram à prova, eles me tentaram mesmo tendo visto meu trabalho. «Quarenta anos aquela geração enojou-me e eu disse: As pessoas têm o coração torto, que não conhecem os meus caminhos. E é por isso que na minha ira eu jurei: Você não entrará no meu descanso! »” Salmo 95,7-11

“Portanto, como diz o Espírito Santo: =Se você ouvir sua voz hoje, = = não endureça seus corações como na Querella, o dia da provocação no deserto, = = onde seus pais me provocaram e me colocaram à prova, mesmo depois de ter visto minhas obras = para quarenta anos. = É por isso que = Fiquei irritado com aquela geração e disse: Eles estão sempre errados no coração; eles não conheciam meus caminhos. = = É por isso que jurei na minha raiva: Eles não vão entrar no meu descanso! = ”Hebreus 3,7-11

A Escritura identifica o Espírito Santo como um


ser pessoal Pode ficar triste 

Não entristeçais o Espírito Santo de Deus , com quem fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4.30

Você pode pecar contra o Espírito Santo: 

“É por isso que eu digo a vocês: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens,  mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada . E se alguém falar uma palavra contra o Filho do homem, isso será perdoado; mas quem fala isso contra o Espírito Santo não será perdoado neste mundo nem no próximo. "Mateus 12: 31-32

(Muito curiosa é a doutrina das Testemunhas de Jeová que acredita que o Espírito Santo é "a força ativa de Deus na terra", uma interpretação que além de ser absurda cria muitas inconsistências, como quando tentamos aplicá-la ao texto anterior: qualquer pecado contra o Pai e o Filho, mas não contra a força ativa de Deus !!!).


O Espírito Santo pode ser resistido: 

"" De pescoço duro, incircunciso de coração e ouvidos! Você sempre resiste ao Espírito Santo! Assim como seus pais, você também! "Atos 7.51

O Espírito Santo consola: 

“As Igrejas época gozavam de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria; eles foram edificados e progrediram no temor do Senhor e   foram cheios do Conforto do Espírito Santo  . "Hebreus 9,31

O Espírito Santo é enviado pelo Pai e ensina: 

"   Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vai te ensinar tudo e fazer lembrar de tudo o que eu te disse." João 14:26

“Mas eu vos digo a verdade: convém-   vos que eu vá; porque se eu não for, o Paráclito não virá até você; mas se eu para, eu o enviarei a vós ; e quando ele vier, ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo; em relação ao pecado, porque não acredita em mim; quanto à justiça, porque vou para o Pai e vocês não me verão mais; em relação ao julgamento, porque o Príncipe deste mundo é julgado. Ainda tenho muito a dizer a você, mas agora você não pode lidar com isso.Quando vier, o Espírito da verdade o guiará à verdade plena ; pois ele não falará por si mesmo, mas o que ouvir, ele falará e anunciará a vocês o que está por vir. " João 16.7-13

FONTE : APOLOGÉTICA CATÓLICA

Fernando vanini de maria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

"A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria"