O que significa dizer que Deus é “pessoa”?


 

Ao pensarmos em Deus, por mais que isso facilite falar d’Ele, é necessário afastar a linguagem antropomórfica.  Deus não é homem: não pensa, nem age como homem. A visão tomista de Deus pode, assim, lembrar a algumas pessoas um ser impessoal, posto que Deus é imutável, impassível, um Deus que não interage com o mundo, nem escuta nossas orações (embora conheça maximamente nossas orações, e lhes determine a causa e o efeito, contudo quando dizemos que Deus escuta nossas orações, estamos usando uma linguagem “antropomórfica”). Podemos, no entanto, provar que Deus é uma pessoa, ou melhor, que ele não é menos do que um ser pessoal, ou que transcende o pessoal. Se Deus fosse menos do que um ser pessoal, não poderia ser a Causa da existência de seres pessoais, pois seus efeitos seriam, em ação e dignidade, superiores a Ele. Isso não significa, contudo, que Deus seja pessoa  e racional na mesma medida em que o homem é pessoa e ser racional. Significa que Ele não é menos do que isso. A inteligência e a vontade de Deus são infinitas, e, comparados com Ele, nada somos. Dessa maneira, dizer que Deus é um Ser pessoal significa que tal noção a Ele se aplica por analogia, não univocamente. A perfeição que consiste num ser pessoal Ele a possui de modo eminente.

Deus apenas pode ser realmente pessoal porque a trindade das pessoas permite a cada uma delas de existir para os outros e de ser reconhecida pelos outros. Então como nos diz o autor de nossa apostila :

Nós somos pessoas, porque nós os somos primeiro em relação a Deus. O olhar criador de Deus é personalizante.

É óbvio que o termo pessoa como toda palavra da nossa linguagem, aplicada a Deus e ao homem, é analógico; este termo contém ao mesmo tempo uma semelhança e uma diferença. Se o termo pessoa vale para Deus e para o homem, é que há um caráter comum entre os dois, como exprime a afirmação bíblica segundo a qual o homem foi criado “à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26). Mas existe também uma diferença radical: Deus não é pessoa no sentido exato no qual somos seres pessoais. A transcendência absoluta de Deus em relação a nós não nos permite ter uma representação exata da pessoa divina.

 Fernando Vanini de Maria

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