TEOLOGIA SISTEMÁTICA: COMPREENDER PARA UM BOM ESTUDO ORGANIZADO

 


A Teologia Sistemática é uma ferramenta muito importante para preservar a verdade na interpretação bíblica.

O estudo da Teologia Sistemática abrange tudo sobre a Bíblia de forma ordenada, como um conjunto. O objetivo é promover a unidade do ensino das Escrituras, dando aos catequizandos uma visão completa acerca da Bíblia. Em outras palavras, a Teologia Sistemática não foca em um único autor bíblico, como Davi ou Paulo, por exemplo, ou um único tema bíblico, mas sim em todo o conselho de Deus.

O que significa teologia?

A teologia em sua essência é “sabedoria” – um conhecimento que é ordenado amar (sabedoria prática) e um amor que repousa no conhecimento (sabedoria contemplativa). Mais especificamente, teologia é sabedoria sobre Deus e todas as coisas em relação a Deus.

Essa sabedoria existe antes de tudo em Deus: Deus conhece e se ama na bem-aventurança de sua vida trina como Pai, Filho e Espírito Santo ( Mateus 11, 27 ; 1 Cor. 2, 10–11 ). Essa sabedoria existe secundária e se deriva nas criaturas, porque Deus tem o prazer de nos fazer felizes, fazendo-nos amigos no conhecimento e no amor de si mesmo ( João 10, 14–15; 15,15; 17, 3 ; 1 Cor. 2,12 ).

Embora não seja a única fonte para o conhecimento e o amor de Deus (ver Salmo 19 ; Rm 1-2 ), as Escrituras sagradas são a fonte suprema para o conhecimento e o amor de Deus nesta vida (ver 2 Pedro 1, 16–21 ). Portanto, a Sagrada Escritura é a fonte e a norma supremas para o estudo “sistemático” da teologia.

O que é Teologia Sistemática?

A Teologia Sistemática significa responder à pergunta: “O que é que toda a Bíblia nos diz hoje sobre um certo tópico?”

Significa examinar a Bíblia para encontrar todos os versículos que correspondem a um determinado tópico de estudo. Então, juntamos todos os versículos para entender o que Deus quer que creiamos. “Sistemática” significa “cuidadosamente organizada por tópicos.” Então, é diferente da teologia aleatória ou da teologia desorganizada.

Por priorizar o estudo bíblico por completo, a Teologia Sistemática não permite que um tema, ou doutrina, das Escrituras seja excluído do campo de estudo. É comum alguns grupos de pessoas se interessarem por uma doutrina específica, mas o trabalho da Teologia Sistemática é considerar todos os conceitos para estudar a Bíblia de maneira organizada.

A Teologia Sistemática jamais negligencia qualquer parte da Bíblia, pois tudo nela é essencial para conhecer todos os seus ensinamentos e sua história. Não existe “aprender ou pregar uma parte da verdade”, mas sim “toda a verdade” – e é isso que a Teologia Sistemática busca.

Como Estudar A Teologia Sistemática

Aqui estão cinco formas de como devemos abordar a teologia sistemática:

Com oração

Devemos imitar o salmista, que ora: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.” (Sl. 119.18).

Com humildade

Tanto Pedro quanto Tiago dizem que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes. Destas duas categorias de pessoas, todos nós queremos estar entre aqueles a quem Deus dá graça.

Uma palavra de cautela é apropriada: Tenha cuidado quando falar com outros sobre tópicos teológicos, para não perder as estribeiras. Esta não é a forma como Deus quer que falemos sobre ele:

Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz. (Tiago 3, 17-18)

Devemos estudar a teologia sistemática com humildade e buscar a paz com os outros.

Com a razão

Contradições não se aceitam no estudo da teologia sistemática, visto que não existem quaisquer contradições na Bíblia.

O Salmo 119.160 diz que “A soma da tua palavra é a verdade.” A soma, quando se colocam juntas todas as palavras de Deus. Muitas vezes precisamos admitir que há mistério, paradoxo, e coisas que não podemos compreender plenamente. Mas isto é diferente de dizer que há uma contradição. Deus nunca nos pede para crer numa contradição.

Com a ajuda de outros

Converse com outras pessoas, na biblioteca, no corredor. Busque a ajuda de outros ao estudar. Podemos aprender sobre Ele com estes mestres.

Fernando Vanini de Maria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

"A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria"