PRIMEIRO CONCÍLIO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA ANO 381 PARTE II - CREDO CONSTANTINOPOLITANO.

 


Credo niceno-constantinopolitano, ou Símbolo niceno-constantinopolitano, é uma declaração de fé cristã aceita pela Santa mãe Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa, as Igrejas ortodoxas orientais, a Igreja Anglicana e a Igreja luterana e as demais denominações protestantes históricas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cremos em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

E [cremos] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado por seu Pai antes de todos os séculos; Luz da Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro; gerado e não-criado; consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo e pela Virgem Maria, e se fez homem; e também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado; ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu ao céu, onde está sentado à direita do Pai, e de novo há de vir em Sua Glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu Reino não terá fim.

E [cremos] no Espírito Santo, o Senhor e o Doador da Vida, que procede do Pai, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; Ele que falou pelos profetas.

E [cremos] na Igreja una, santa, católica e apostólica; professamos um só Batismo para a remissão de pecados; e esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Fernando Vanini de Maria



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

"A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria"