A Contra-Reforma , na história do cristianismo , foram os esforços católicos romanos dirigidos no século XVI e início do século XVII contra os protestantes Reformadores e rumo à renovação interna. A Igreja Católica Romana respondeu ao desafio protestante expurgando-se dos abusos e ambiguidades que haviam aberto caminho à revolta e, em seguida, embarcou na recuperação dos ramos cismáticos do cristianismo ocidental, com sucesso misto. A Contrarreforma ocorreu aproximadamente no mesmo período da Reforma Protestante, na verdade (segundo algumas fontes) começando pouco antes do ato de Martinho Lutero de pregar as Noventa e Cinco Teses na porta da Igreja do Castelo, em 1517.
Concílio de Trento
Os primeiros apelos por reforma surgiram das críticas às atitudes e políticas mundanas dos papas renascentistas e de muitos clérigos, mas houve pouca reação papal significativa aos protestantes ou às demandas por reforma vindas de dentro da Igreja Católica Romana antes de meados do século. O Papa Paulo III (reinou de 1534 a 1549) é considerado o primeiro papa da Contrarreforma. Foi ele quem, em 1545, convocou o Concílio de Trento , aclamado como o evento mais importante da Contrarreforma. O concílio, que se reuniu intermitentemente até 1563, respondeu enfaticamente às questões em questão e promulgou a resposta católica romana formal aos desafios doutrinários da Reforma Protestante. Representa, portanto, a decisão oficial de muitas questões sobre as quais havia ambiguidade contínua ao longo da Igreja primitiva e da Idade Média. O que emergiu do Concílio de Trento foi uma Igreja e um papado disciplinados, porém consolidados, o Catolicismo Romano da história moderna.
Seu ensino doutrinário foi uma reação à ênfase luterana no papel da fé e da graça de Deus e ao ensino protestante sobre o número e a natureza dos sacramentos . As doutrinas dos reformadores protestantes sobre a justificação somente pela fé, a autoridade somente das Escrituras , foram anatematizadas, em nome de uma doutrina de justificação tanto pela fé quanto pelas obras, com base na autoridade tanto das Escrituras quanto da tradição. A posição privilegiada da Vulgata Latina foi reafirmada contra a insistência protestante nos textos originais hebraico e grego das Escrituras.
Não menos importante para o desenvolvimento do catolicismo romano moderno foi a legislação de Trento, que visava reformar a vida interna e a disciplina da igreja. Reformas disciplinares atacaram a corrupção do clero e afirmaram a prática tradicional em questões de casamento clerical. O concílio condenou abusos como o pluralismo . Houve uma tentativa de regulamentar a formação de candidatos ao sacerdócio. De fato, duas de suas disposições de maior alcance foram a exigência de que cada diocese providenciasse a educação adequada de seu futuro clero em seminários sob os auspícios da igreja e a exigência de que o clero, e especialmente os bispos , dessem mais atenção à tarefa de pregar. Medidas foram tomadas contra a vida luxuosa por parte do clero, e os abusos financeiros que haviam sido tão flagrantes na igreja em todos os níveis foram controlados. Regras rígidas exigindo a residência dos bispos em suas dioceses foram estabelecidas, e a nomeação de parentes para cargos eclesiásticos foi proibida. Foram dadas prescrições sobre o cuidado pastoral e a administração dos sacramentos e, em substituição ao caos litúrgico que prevalecia, o concílio estabeleceu prescrições específicas sobre a forma da missa e a música litúrgica . Ao contrário de concílios anteriores, o Concílio de Trento não resultou na diminuição da autoridade papal.
Fora do Concílio, vários teólogos especialmente os jesuítas, São Roberto Belarmino atacou as posições doutrinárias dos reformadores protestantes, mas não havia ninguém que rivalizasse com o engajamento teológico e moral evidente nos escritos de Martinho Lutero ou com a eloquência e a paixão características das obras de João Calvino . Novas ordens religiosas e outros grupos foram fundados para efetuar uma renovação religiosa por exemplo, os Teatinos, os Capuchinhos , as Ursulinas e, especialmente, os Jesuítas . Mais tarde, São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila promoveram a reforma da ordem carmelita e influenciaram o desenvolvimento da tradição mística .São Francisco de Sales teve influência semelhante na vida devocional dos leigos. Os papas da Contrarreforma eram, em grande parte, homens de convicção sincera e iniciativa, que empregavam habilmente a diplomacia, a persuasão e a força contra a heresia. Durante esse período de reforma e reação, teólogos e líderes católicos romanos tendiam a enfatizar as crenças e os temas devocionais que estavam sob ataque direto dos protestantes — por exemplo, a presença real de Cristo na Eucaristia , a Virgem Maria e São Pedro .
A Inquisição Romana
Foi uma agência estabelecida em 1542, que foi projetada principalmente para combater o protestantismo , que foi concebido e definido como heresia em territórios católicos. Foi mais bem-sucedida em controlar doutrina e prática do que inquisições semelhantes nos países onde os príncipes protestantes tinham mais poder do que a Igreja Católica Romana . O envolvimento político e militar direcionado contra o crescimento protestante é mais claramente refletido nas políticas do Imperador Carlos V e nas de seu filho Filipe II , que foi associado à infame e brutal Inquisição Espanhola . A mistura de religião e política levou alguns príncipes e estados a retirar sua proteção aos protestantes e outros hereges e cortejar o favor da Santa Sé entregando infratores ilustres. Filipe II da Espanha, por exemplo, rendeu Bartolomé de Carranza , o teólogo espanhol e ex-confessor da Rainha Maria da Inglaterra, e Cosimo de Médici em 1567 entregou Pietro Carnesecchi , o herege florentino. Além de combater o protestantismo, todas as inquisições também tinham o poder de supervisionar e disciplinar as falhas morais do clero e dos leigos e, portanto, também foram úteis na implementação das reformas do Concílio de Trento .
O Index Librorum Prohibitorum ("Índice de Livros Proibidos") foi estabelecido pela Igreja Católica Romana em 1559, numa tentativa de combater a disseminação de alguns dos escritos da Reforma Protestante. O primeiro Índice impresso incluía uma proibição contra a "Bíblia em romance castelhano ou qualquer outra língua vulgar", uma proibição que permaneceu em vigor até o século XVIII. Muitos livros considerados heréticos ou ameaçadores à fé foram destruídos ou escondidos como resultado do Índice e das inquisições, e centenas de impressores fugiram para a Suíça e a Alemanha .
Resultados da Contra-Reforma
Parte dos resultados, e grande parte da execução, do Concílio de Trento esteve nas mãos de ordens religiosas recém-estabelecidas, sobretudo a Companhia de Jesus , os Jesuítas, fundada em 1534 por Santo Inácio de Loyola e oficialmente estabelecida pelo papado em 1540. Ao contrário dos monges beneditinos ou dos frades franciscanos e dominicanos , os Jesuítas juravam obediência especial ao papa e dedicavam-se especificamente à tarefa de reconstruir a vida e o ensino da Igreja após a Reforma Protestante. Assim, passaram a ser chamados de "tropas de choque da Contrarreforma".
A educação ocupava o primeiro lugar na mente de muitos dos líderes da Contrarreforma, jesuítas ou não, e os seminários se multiplicaram para preparar o clero para uma vida mais austera a serviço da Igreja. Houve um florescimento de ideias utópicas; escritos como "La città del sole" ("A Cidade do Sol"), de Tommaso Campanella , e "La repubblica immaginaria " ("A República Imaginária"), de Lodovico Agostini, são exemplos dessa nova visão da Igreja e dos deveres dos cristãos. Embora os jesuítas não fossem especificamente uma ordem de ensino, eles foram, no entanto, muito importantes nesse campo e tornaram-se especialmente ativos no estudo e na educação. O primeiro colégio jesuíta foi aberto em Messina , Sicília, em 1548. Em 1615, os jesuítas tinham 372 colégios e, em 1755 — apenas 18 anos antes da supressão da ordem — o número subiu para 728. (A sociedade não foi restabelecida até 1814.) Os jesuítas também estavam envolvidos na educação da nobreza e, por meio de seus alunos, às vezes exerciam uma influência tão grande nos assuntos de estado quanto nos assuntos da igreja.
Outra grande ênfase da Contrarreforma foi o contínuo esforço missionário em partes do mundo que haviam sido colonizadas por países predominantemente católicos romanos, como Espanha e Portugal . Embora os jesuítas não fossem de forma alguma a única ordem religiosa nas missões estrangeiras da Igreja, sua responsabilidade em reconquistar fora da Europa o poder e o território que a Igreja havia perdido dentro da Europa como resultado da Reforma Protestante fez deles a principal força na cristianização de terras recém-descobertas. O trabalho de homens como São Francisco Xavier e outros na Ásia e de missionários no Novo Mundo foi recompensado com milhões de batismos , se não conversões verdadeiras .
Houve também tentativas de reconverter áreas do mundo que antes eram católicas romanas — por exemplo, Inglaterra e Suécia . A maioria das "terras alemãs" nas quais Lutero trabalhou permaneceu protestante após sua morte em 1546, mas grandes territórios, acima de tudo a Baviera e a Áustria , foram reconquistados para o catolicismo romano no final do século XVI.
As Guerras Religiosas entre 1562 e 1598 reconquistaram a França para a causa católica romana, embora o Édito de Nantes (1598) concedesse uma tolerância limitada aos protestantes; foi revogado em 1685. Talvez a vitória mais completa da Contrarreforma tenha sido a restauração da dominação católica romana na Polônia e na Boêmia hussita . Na Itália , Espanha e no sul dos Países Baixos (a futura Bélgica), a influência protestante também foi amplamente destruída.
Fonte : Biblioteca Britancia . com
Fernando Vanini de Maria
